"Ut ad eum per oboedientiae laborem redeas, a quo per inoboedientiae desidiam recesseras." RB Prol, 2 

Após manifestar o interesse de ingresso, o candidato passa por um período de acompanhamento e convivência no mosteiro que lhe ajudarão a discernir a sua vocação. Concedida a aprovação, o candidato é convidado á passar uma semana de convivência dentro do noviciado, para que tenha um contato maior com a vida a que se propõe. Se o candidato manifestar por suas palavras e ações que está disposto a abraçar a vida monástica, sendo recebido pelo abade e pela comunidade, é incluído no primeiro período de formação, o postulantado, que pode durar de seis meses até um ano, até a entrada no noviciado.  

Para aqueles que se sentem chamados á vida monástica, e que estão dispostos á total renúncia de suas vontades, Deus convida a missão de ser monge cenobita, a fazer parte de uma comunidade sob o jugo  de uma regra e á direção de um Abade. Empunhando as armas da militância cristã, estes dedicam sua vida ao trabalho e contemplação tendo sempre em vista o reino dos céus.
No primeiro contato, conversamos com o candidato, e esclarecemos algumas dúvidas, como por exemplo: Nome, idade, formação, experiência em outras casas religiosas, atuação na paróquia e indicação do pároco. Em seguida, nós marcamos uma visita para conhecermos o candidato e também para que o candidato perceba se se encaixa no modus vivendi da comunidade.

O noviciado têm duração de dois anos, onde o noviço permanece dentro do mosteiro no exercício diário das virtudes necessárias á vida monástica. Após o período de noviciado são feitos os primeiros votos, estes são válidos por três anos, quando finalmente o candidato tomará sua posição final acerca das promessas que fará a Deus, pela total entrega de sua vida.

Envie-nos um e-mail!